Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eles enchem sua pele de celulites

Conheça os alimentos que esburacam sua pele e proteja-se contra essas britadeiras da auto-estima feminina

Elas aparecem sem dar nenhuma pista. Vão chegando de mansinho e, quando você repara, já tomaram conta das pernas, do bumbum e, algumas vezes, até da barriga. São as temidas celulites, carrascas cruéis que não poupam praticamente nenhuma mulher.

Sim, é verdade que elas podem surgir por vários motivos desde uma roupa apertada demais, que atrapalhe a circulação sangüínea, até a incontornável herança genética. Mas também é para lá de sabido que uma dieta desequilibrada pode contribuir até demais! para transformar aqueles mini-furinhos em big crateras.

A nutricionista da Unifesp, Cibele Crispim, explica que não existe um alimento que assina, sozinho, o atestado de culpa, como causador absoluto das celulites. Mas sabemos que, apesar dos mitos que a literatura científica não comprova, há algumas tentações que realmente colaboram para o aparecimento dos buraquinhos.

Por isso, a pedido do Minha Vida, Cibele listou as guloseimas que precisam ser monitoradas, caso você queira manter distância da aparência cheia de grumos.

Legião açucarada
O delicioso grupo dos doces compõe o time dos alimentos que aumentam o acúmulo de gordura, origem do mal. Isso porque o açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e acaba sendo armazenado na forma de gordura uma reserva que, nas mulheres, tende a acontecer sob a pele. Seguindo as orientações da pirâmide alimentar, os doces devem corresponder diariamente a, no máximo, 220 kcal de um menu balanceado.

Aqui, o perigo escorre
As gorduras vêm em seguida no ranking das tentações que favorecem o surgimento das celulites. Muito calóricos, creme de leite, chantilly e frituras são poderosos no quesito esburacamento da pele.
Também de acordo com a pirâmide, o grupo alimentar formado pelas gorduras e pelos óleos devem somar até duas porções diárias, cada uma com 73 kcal.

Pressão explosiva
Coladinhos às gorduras, estão os alimentos que prejudicam a circulação sanguínea, como café, refrigerante e água com gás. De acordo com a nutricionista da Unifesp, eles favorecem o inchaço, fazendo com que a irrigação dos tecidos seja prejudicada.
Limite-se a duas xícaras de café por dia, por exemplo, para ficar com tudo em cima. Já as bebidas gaseificadas não devem ultrapassar os 200ml.

Pitadinhas nada inofensivas
São eles: os alimentos ricos em sódio. Isso mesmo, sal de cozinha, caldos prontos, molho shoyo e leite também devem ser controlados no cardápio das mulheres que querem driblar as celulites. O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator predisponente para a celulite, alerta Cibele. O ideal é não consumir mais 1,5 grama de sódio por dia, o que equivale a 3,8 gramas de sal.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/1211-eles-enchem-sua-pele-de-celulites.htm

Qual é a diferença entre o colesterol e os triglicérides?

Embora o colesterol e os triglicérides sejam lípides, mais conhecidos como gorduras, existem diferenças enormes entre eles.

Os triglicérides são formados a partir dos carboidratos - açúcares e massas - e armazenados nas células como reserva calórica, sendo utilizados para obtenção de energia nos períodos de privação de alimento. Seu excesso pode causar depósitos nos dutos pancreáticos, ocasionando doença inflamatória grave, a pancreatite.

O colesterol tem mecanismo mais complexo. É formado pela absorção das gorduras saturadas e do colesterol de origem animal e também produzido pelo próprio fígado. De extrema importância para o organismo, é a matéria-prima de hormônios e faz parte da composição da célula. As duas principais frações do colesterol são o LDL e o HDL, transportados na corrente sanguínea, ligados a uma proteína, a lipoproteína.

O LDL colesterol - colesterol de baixo peso molecular - é produzido no fígado, liga-se a essa lipoproteína e circula pelo organismo levando esse colesterol às células. Ele tem uma subfração de "LDL pequeno e denso" que, quando em excesso, sofre um processo de oxidação e passa a ser depositado nas paredes das artérias, dando origem às "placas moles", que podem progredir e formar placas mais estáveis, "placas duras", que se calcificam e dão origem à arteriosclerose e, conseqüentemente, a doenças arteriais, como o enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

Por outro lado, o HDL - colesterol de alta densidade - tem como função "retirar" o excesso do LDL colesterol, minimizando o depósito do LDL na parede das artérias. Quando o paciente apresenta níveis de LDL colesterol elevados e de HDL baixos, há maior probabilidade de formar placas nas artérias e, por conseguinte, doença arteriosclerótica. Já o baixo LDL e o HDL elevado são considerados fator de proteção.

Vale destacar que esses são fatores importantes na formação das placas nas artérias, mas não os únicos. O excesso de açúcar no sangue, como a diabete melito (tipo 2, adquirida com a idade), o tabagismo, a hipertensão e os fatores genéticos contribuem para a doença arteriosclerótica assim como, em menor grau, os triglicérides elevados, apesar de aumentarem a viscosidade sanguínea e facilitarem a sua coagulação.

Para manter níveis saudáveis de triglicérides e colesterol, são fundamentais mudança de hábitos alimentares e qualidade de vida. É preciso seguir dietas com pouca gordura saturada baixo colesterol moderadas em carboidratos ricas em fibras (reduzem a absorção de colesterol no intestino), legumes, vegetais e em óleos monossaturados ou polissaturados.

Quando não se consegue controlar os níveis de triglicérides por meio de hábitos como exercícios e dieta, exigem-se remédios para normalizar os distúrbios nos índices de LDL, HDL e triglicérides.
Por fim, todos com LDL colesterol alto precisam medir a função da tireóide, pois nos casos de hipotireoidismo - doença que ocasiona a baixa produção de hormônios e é vista como uma das causas de elevação dessa fração do colesterol - basta tratar a disfunção para resolver o problema.

14/04/2005 - Fitness - O Estado de S. Paulo - Geral
CONSULTOR: Ricardo Peres, endocrinologista e diretor do pronto-atendimento do Hospital Albert Einstein, São Pa

terça-feira, 10 de agosto de 2010

PEDALAR, opção para se movimentar e tratar lesão


Andar de bicicleta é uma atividade para todos e também é uma excelente opção para os corredores que estão lesionados ou recuperando-se de alguma lesão. Um estudo recente demonstrou que foi possível manter a condição física de um grupo de corredores bem treinados substituindo os treinos de corrida por sessões de treinamento na ergométrica por até três semanas.

Outros estudos mostram que é perfeitamente possível obter ganhos expressivos em termos de condicionamento físico cardiovascular através de sessões de exercícios em bicicletas. Basta ajustar a intensidade, seja em uma ergométrica, uma aula de spinning (aquela das academias), na rua ou até mesmo nas trilhas e com uma mountain bike.

A bicicleta permite também que o indivíduo com sobrepeso ou alguma restrição quanto ao impacto que se exercite com menor sobrecarga para as articulações. Em contrapartida, o esforço de pedalar fica um pouco mais concentrado nas coxas e panturrilhas, solicitando um pouco menos de grupos musculares em relação à corrida.

Pesquisas demonstram que ciclistas e corredores apresentam valores similares de VO2max (um marcador de condicionamento físico), com uma tendência de valores de VO2max ligeiramente mais altos para os corredores. De qualquer modo, é uma ótima opção de exercício para todos, além de opção como meio de transporte não poluidor, se bem que nas grandes cidades ainda é um desafio.

Por Renato Dutra - http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/
Texto e imagem

O QUE É FIBROMIALGIA?



A fibromialgia (síndromes de dor miofascial, fibromiosite) é um grupo de perturbações caracterizadas por dores muito incómodas e rigidez dos tecidos moles como os músculos, os tendões (que mantêm os músculos presos aos ossos) e os ligamentos (que mantêm os ossos unidos entre si).

A dor e a rigidez (fibromialgia) podem manifestar-se em todas as partes do corpo ou podem estar restringidas a certos pontos, como nas síndromes de dor miofascial. A fibromialgia em todo o corpo é mais frequente nas mulheres do que nos homens.

Os homens são mais propensos a manifestar dor miofascial ou fibromialgia numa zona específica (como o ombro), provocada por um esforço muscular recreativo ou ocupacional. A fibromialgia não é um processo grave, mas a persistência dos sintomas pode interferir na vida diária de modo muito importante.

Causas

Embora se desconheça a causa, a fibromialgia pode ser desencadeada pelo stress físico ou mental, por uma posição inadequada ao dormir, por uma ferida, pela exposição à humidade e ao frio, por certas infecções e, por vezes, pela artrite reumatóide ou uma perturbação relacionada.

Uma variedade corrente, a síndrome de fibromialgia primária, costuma aparecer nas mulheres jovens saudáveis que sofrem de depressão, ansiedade ou tensão nervosa, muitas vezes juntamente com um sono irregular e não reparador (o sono não reparador não repõe as forças, deixando uma pessoa tão cansada, ou mais, que antes de dormir).

Esta síndrome pode apresentar-se em qualquer idade, inclusive na adolescência, afectando em geral os mais jovens. Nas pessoas de mais idade, a perturbação apresenta-se muitas vezes juntamente com uma artrite não associada à coluna vertebral.


Sintomas

Consistem em rigidez e dor, que costumam desenvolver-se de forma gradual. Na síndrome de fibromialgia primária, o sintoma é habitualmente a dor e na fibromialgia confinada a uma zona específica, esta pode ser mais súbita e aguda. Em ambas, a dor costuma piorar com o cansaço, o esforço ou a sobrecarga muscular.

Algumas zonas específicas podem doer ao serem pressionadas. Pode aparecer rigidez e espasmo muscular. Embora nenhum tecido fibroso ou muscular seja afectado, são especialmente propensos à dor os músculos do pescoço, dos ombros, do tórax, da zona lombar e das coxas.

Na síndrome de fibromialgia primária, a dor pode surgir em todo o corpo, inclusive com sintomas gerais como um sono não reparador, ansiedade, depressão, cansaço e a síndrome do cólon irritável.


Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da síndrome de fibromialgia baseia-se no tipo e localização da dor. Determina-se se a pressão provoca dor num ponto (pontos sensíveis), ou se a dor parece mover-se (irradiar) para outras zonas (pontos gatilho).

Habitualmente a terapia sem medicamentos é a mais eficaz e, reduzindo a tensão nervosa, consegue-se o alívio dos sintomas em alguns casos ligeiros. Geralmente obtêm-se bons resultados tanto com os exercícios de estiramento e condicionamento como com uma melhoria no sono e também com a aplicação de calor local e de massagens suaves, tal como evitando o frio.

FONTE:CRIS CAVASOTTO http://personalrs.blogspot.com/