Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

PEDALAR, opção para se movimentar e tratar lesão


Andar de bicicleta é uma atividade para todos e também é uma excelente opção para os corredores que estão lesionados ou recuperando-se de alguma lesão. Um estudo recente demonstrou que foi possível manter a condição física de um grupo de corredores bem treinados substituindo os treinos de corrida por sessões de treinamento na ergométrica por até três semanas.

Outros estudos mostram que é perfeitamente possível obter ganhos expressivos em termos de condicionamento físico cardiovascular através de sessões de exercícios em bicicletas. Basta ajustar a intensidade, seja em uma ergométrica, uma aula de spinning (aquela das academias), na rua ou até mesmo nas trilhas e com uma mountain bike.

A bicicleta permite também que o indivíduo com sobrepeso ou alguma restrição quanto ao impacto que se exercite com menor sobrecarga para as articulações. Em contrapartida, o esforço de pedalar fica um pouco mais concentrado nas coxas e panturrilhas, solicitando um pouco menos de grupos musculares em relação à corrida.

Pesquisas demonstram que ciclistas e corredores apresentam valores similares de VO2max (um marcador de condicionamento físico), com uma tendência de valores de VO2max ligeiramente mais altos para os corredores. De qualquer modo, é uma ótima opção de exercício para todos, além de opção como meio de transporte não poluidor, se bem que nas grandes cidades ainda é um desafio.

Por Renato Dutra - http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/
Texto e imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário