Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Massagem cardíaca é mais eficaz sem respiração boca a boca

Estudo busca melhorar as chances de sobrevivência das vítimas de ataque cardíaco

A massagem cardíaca realizada durante um ataque do coração é mais eficiente sem a respiração boca a boca, revela um estudo publicado nesta terça-feira pelo Journal of the American Medical Association (JAMA)

A conclusão faz parte de um programa iniciado no Arizona, em 2005, com o objetivo de melhorar as chances de sobrevivência das vítimas de ataque cardíaco.

"Este programa analisou a ação de pessoas comuns e de membros dos serviços de emergência médica e concluiu que é preferível limitar as interrupções, necessárias para se realizar o boca a boca, durante as compressões no peito", destacam o pesquisadores no relatório do estudo.

O trabalho foi realizado entre janeiro de 2005 e dezembro de 2009, com 4.415 pessoas com ao menos 18 anos que sofreram ataque cardíaco longe do hospital.

Deste total, 2.900 (65,6%) não receberam qualquer auxílio durante o ataque, 666 (15,1%) foram submetidos à RCP convencional e 849 (19,2%), apenas à massagem cardíaca.

A taxa de sobrevivência com alta hospitalar foi de 5,2% para quem não recebeu RCP, de 7,8% para os submetidos à RCP convencional (com respiração boca a boca) e de 13,3% para quem obteve apenas massagem cardíaca.


Será ????

Nenhum comentário:

Postar um comentário