Páginas

sábado, 15 de novembro de 2014

Estudo confirma: proteína logo após o treino aumenta a massa muscular

Por Turibio Barros
São Paulo

Resultado mostra que a ingestão de Whey Protein imediatamente após o exercício de fortalecimento ativa células satélites e regeneram o músculo


O processo de remodelamento muscular é o complexo mecanismo através do qual os músculos adquirem os benefícios do estímulo do exercício. Ele tem início imediatamente após um treino e pode durar até 72 horas ou mais, dependendo da intensidade e duração do exercício realizado. O processo compreende um verdadeiro remodelamento do músculo, no qual a síntese de proteínas e as modificações estruturais são fatores determinantes tanto da melhora funcional quanto do ganho de massa muscular.
homem malhando euatleta (Foto: Getty Images) 
Estudo confirma: proteína consumida logo após o treino aumenta a massa muscular (Foto: Getty Images)

Um estudo recentemente publicado (julho de 2014) na revista científica "Amino Acids" investigou o benefício da suplementação de proteína na ativação das células satélites quando administrada imediatamente após uma sessão de exercícios de fortalecimento muscular. Os voluntários do estudo consumiam Whey Protein imediatamente após o treino e eram submetidos à biopsias do músculo solicitado 24, 48 e 168 horas após.

Quando comparados com um grupo controle que não recebia a proteína, os voluntários apresentavam uma significativa proliferação das células satélites, caracterizando um importante benefício para o remodelamento do músculo e aumento da massa muscular.

Existe um processo de ativação da ultra-estrutura do músculo esquelético do qual fazem parte as chamadas células satélites, que são considerada células não diferenciadas, capazes de serem ativadas pelo estímulo do exercício, o que é essencial para a regeneração e o remodelamento do músculo.

Os resultados do estudo comprovam a ideia de que o pós-exercício é um momento especial, durante o qual existe de fato uma “janela de oportunidade” que pode e deve ser aproveitada, principalmente com o aporte de nutrientes adequados, capazes de potencializar os benefícios do exercício.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/11/estudo-confirma-proteina-logo-apos-o-treino-aumenta-massa-muscular.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário