terça-feira, 23 de agosto de 2011
Como Explorar o GH, a "fonte da juventude"
GH é a sigla que denomina o hormônio do crescimento (do inglês Growth Hormone). Ele exerce papel fundamental na síntese de proteínas, o que é importantíssimo para o nosso organismo. Em outras palavras, é absolutamente indispensável para a recuperação dos treinos, o aumento de massa muscular e para retardar o processo de envelhecimento.
Leia a matéria inteira no link:
http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/treinamento/como-explorar-o-gh-a-fonte-da-juventude/
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Conheça os alimentos que devem ser banidos da dieta
Alimentação tem um papel fundamental para garantir a prevenção de doenças
Nesta sexta-feira, 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde, data marcada para lembrar a importância de manter-se saudável para poder viver bem e com qualidade. Como já se sabe, a alimentação tem um papel fundamental para garantir a prevenção de doenças e, por isso, hoje é um bom dia para refletir sobre os seus hábitos alimentares e tirar do cardápio o que pode comprometer o seu bem-estar.
Confira a lista feita pela nutricionista da Rede Mundo Verde, Thais Souza, dos principais alimentos prejudiciais à saude e corte-os da dieta:
:: Margarina
A maior parte das margarinas são elaboradas com óleos vegetais líquidos e interesterificados (ácidos graxos) ou óleo vegetais líquidos hidrogenados. Estas gorduras são prejudiciais, pois promovem um aumento dos níveis do colesterol ruim e aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
:: Açúcar
O açúcar, especialmente o refinado, é muito calórico e sem valor nutricional. A sacarose é um carboidrato formado por glicose e frutose, conhecido por sua característica de palatabilidade que torna os alimentos saborosos. Contudo, quando é consumida em excesso, é armazenada sob a forma de triglicérides, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, por ser calórica, estimula o ganho de peso e pode levar à obesidade e aumentar o risco de diabetes, hipertensão e dislipidemias.
:: Refrigerante
Além de possuir muitas substâncias artificiais, o refrigerante tem valor nutricional quase nulo. As variações "cola" contam com uma grande quantidade de fosfatos que, em excesso, provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose.
A bebida ainda é rica em açúcar, podendo contribuir para o ganho de peso, propiciar o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Para piorar, a ingestão de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, sucos e chás naturais.
:: Caldos e temperos industrializados
Esses produtos contêm altos teores de sódio e glutamato monossódico. O sódio, se consumido além dos limites diários recomendados, pode levar ao desenvolvimento da hipertensão ou piorar o problema já existente. Estudos têm mostrado que o corpo usa glutamato como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e ele tem sido associado com dificuldades de aprendizado, mal de alzheimer, parkinson e câncer.
:: Embutidos
Os embutidos são alimentos à base de carne, que foram criados para facilitar a preparação e aumentar o prazo de validade do alimento. Como atualmente costuma-se optar pela praticidade e rapidez, a diversidade de alimentos processados vem aumentando a cada dia. Entre eles, estão a salsicha, linguiça, mortadela, presunto e salame.
O problema dos embutidos é que eles possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne “natural” e essas gorduras são consideradas ruins, e em excesso, trazem riscos à saúde, pois estimulam o aumento do nível de colesterol, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Eles também têm excesso de sódio e, além disso, constumam ser ricos em conservantes, como o nitrito e o nitrato, substâncias que podem favorecer o desenvolvimento de câncer. Os corantes também estão presentes para colorir os alimentos e fornecer uma aparência mais agradável e apetitosa, mas podem ocasionar alergias e problemas no estômago.
:: Biscoitos recheados
Contêm muitas gorduras saturadas, um risco para o colesterol. Além das gorduras, são ricos em açúcar.
:: Salgadinhos
Também são fontes de glutamato monossódico.
:: Frituras
Mesmo sendo realizadas com óleos vegetais de boa qualidade, elas devem ser evitadas. A fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo utilizado, deixando de ser uma fonte de gordura insaturada (no caso dos óleos vegetais), fundamental para nossa saúde, dando lugar a uma gordura chamada de gordura saturada, que em excesso pode causar diversas doenças.
A fritura pode também promover a formação da gordura trans, que é uma gordura que está diretamente relacionada com o aumento de doenças cardiovasculares e com a piora do quadro de saúde de uma maneira geral. Além disso, ela pode promover a formação de uma substância chamada acroleína, que é altamente cancerígena.
:: Churrasco
O problema aqui não está no que é consumido, mas no processo: durante a preparação do churrasco, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno.
Retirado do site: BEM-ESTAR - CLICKRBS