Páginas

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Diminuir o consumo de carboidratos refinados é essencial para o emagrecimento


Alimentos como biscoitos, bolos, tortas doces e salgadas, pizzas e pães feitos com farinha branca são a perdição de muita gente. Tais alimentos possuem carboidratos de rápida absorção, os quais estimulam o estoque na forma de gordura, principalmente na região abdominal. Por isto, uma das estratégias para quem quer perder peso é reduzir o consumo dos mesmos. Estudo publicado esta semana no New England Jornal of Medicine comprova justamente isto. Durante a pesquisa 772 famílias européias foram acompanhadas por 8 semanas. Foi proposta uma dieta hipocalórica para cada um dos indivíduos. As dietas diferenciavam-se da seguinte forma:

Tipo 1 - Pouca proteína (13% das calorias) e dieta com alto índice glicêmico (rica em carboidratos refinados)

Tipo 2 - Pouca proteína (13% das calorias) e dieta com baixo índice glicêmico.

Tipo 3 - Muita proteína (25% das calorias) e dieta com baixo índice glicêmico

Tipo 4 - Muita proteína (25% das calorias) e dieta com alto índice glicêmico

Tipo 5 - Dieta hipocalórica padrão sem nenhuma restrição quanto ao tipo de carboidrato

Foi observado que 548 adultos (71% da amostra inicial) conseguiu seguir a dieta sendo que o grupo 3 foi o mais bem sucedido. O pior resultado foi dos participantes do grupo 1, sendo que foi o grupo que mais ganhou peso após o término do período de estudo. Os pesquisadores concluíram que um modesto aumento na quantidade de proteínas na dieta e a redução dos carboidratos de alta absorção é uma estratégia fundamental para a perda e para a manutenção do peso perdido.

Outra etapa do estudo envolveu as crianças destas famílias. O estudo a ser publicado na revista Pediatrics mostrou que as crianças que seguiram o mesmo padrão dietético dos pais com a dieta do tipo 3 normalizaram o peso, mesmo que não tenham contado calorias. Isto porque carboidratos de baixo índice glicêmico e proteínas conferem mais saciedade do que carboidratos de absorção rápida, o que fez com que as crianças diminuíssem o consumo de calorias ao final do dia.

Para saber mais: Thomas Meinert Larsen, Stine-Mathilde Dalskov, Marleen van Baak, Susan A. Jebb, Angeliki Papadaki, Andreas F.H. Pfeiffer, J. Alfredo Martinez, Teodora Handjieva-Darlenska, Marie Kunešová, Mats Pihlsgård, Steen Stender, Claus Holst, Wim H.M. Saris, Arne Astrup. "Diets with High or Low Protein Content and Glycemic Index for Weight-Loss Maintenance.". N Engl J Med, 2010; 363:2102-2113, Publicado online no dia 25/11/2010.

Retirado do blog: http://andreiatorres.blogspot.com/

domingo, 5 de dezembro de 2010

Exercícios podem reduzir risco de câncer


Agência FAPESP – Mais uma boa notícia para quem pratica atividades físicas – ou um estímulo para quem quer começar. Um estudo observou que mulheres que se exercitaram por pelo menos 150 minutos por semana apresentaram risco reduzido de desenvolvimento de câncer de endométrio – tumor maligno mais comum nos órgãos genitais femininos.

A pesquisa, feita na Escola Yale de Saúde Pública, nos Estados Unidos, foi apresentada nesta terça-feira (9/11) na Conferência de Pesquisa para Prevenção do Câncer da Associação Norte-Americana de Pesquisa sobre o Câncer, na Filadélfia.

O menor risco foi verificado tanto para mulheres com peso normal como com sobrepeso ou obesas. “O estudo é consistente com trabalhos anteriores que fortemente apoiam a associação entre atividade física e menor incidência de câncer de endométrio”, disse Hannah Arem, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores avaliaram 668 mulheres com câncer de endométrio, comparando os resultados com os observados em 665 outras sem tumores. Aquelas que praticaram exercícios por 150 minutos ou mais por semana tiveram risco 34% menor de desenvolver tal tipo de câncer do que as que se mantiveram sem atividade física.

A associação se mostrou mais pronunciada entre mulheres ativas e com índice de massa corporal (IMC) inferior a 25, as quais apresentaram risco 73% menor do que as que não praticaram exercícios e tinham IMC maior do que 25.

Mas os efeitos da atividade física se mostraram importantes mesmo entre as mulheres com sobrepeso. As que tinham IMC acima de 25, mas praticaram mais de 150 minutos de exercícios físicos por semana, tiveram risco 52% menor de desenvolver a doença.

Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/13023/exercicios-podem-reduzir-risco-de-cancer.htm

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Metabolismo em dia: cortar calorias bruscamente não é saudável para quem quer perder peso

Proteínas e calorias atuam no equilíbrio e bom funcionamento do metabolismo

Por: Julia Dubin Melnick

Para quem quer manter o corpo em dia é sempre importante dar uma mãozinha para o organismo. Por isso, é tão importante manter o metabolismo regulado, esclarece a nutricionista Julia Dubin Melnick, especialista do Consultório Bem-estar.

— O metabolismo de uma pessoa influencia desde o peso dela, até a sua disposição para executar tarefas cotidianas. Para que ela chegue ao seu o peso desejado, o metabolismo pode fazer toda a diferença, pois é ele quem vai ditar o ritmo e a facilidade para alcançar e manter o tão esperado peso — explica.

Para a nutricionista, muitas pessoas, na ânsia por perder peso, acabam adotando atitudes radicais como cortar bruscamente o consumo de calorias. O que, segundo ela, é um erro, pois desorganiza o funcionamento do metabolismo.

— O nosso organismo tem a fisiologia perfeita. Ele está sempre pronto para nos defender. Quando cortamos radicalmente as calorias, ele entende isso como uma ameaça. O nosso metabolismo não sabe se estamos de dieta ou estamos passando por um período onde há escassez de alimentos. Para ele, receber menos calorias de um dia para o outro é sinal de perigo, e ele fará de tudo para "lutar" contra a perda de energia — garante.

Julia afirma ainda que um café da manhã balanceado é fundamental para ajudar o metabolismo a manter um ritmo adequado.

— A primeira refeição do dia nos prepara para "encarar" as tarefas da manhã. Além desta propriedade energética, estas calorias ingeridas se transformam em energia gasta. Por exemplo, para o nosso corpo poder gastar calorias com pequenas e grandes ações cotidianas, precisamos fazer ele entender que não precisa "reter" essa energia. Que ele pode gastá-la pois vai receber mais em outro momento — argumenta.

Além disso, segundo a nutricionista, o consumo de proteínas é bem interessante para estimular a aceleração do metabolismo. Para serem digeridas pelo nosso corpo, as proteínas exigem um gasto de 25% a mais de energia do um carboidrato.

— Isso causa um aumento de gasto calórico interno, o que, no final, aumenta o número de calorias gastas no dia, auxiliando o emagrecimento. Para isso, os alimentos termogênicos, como a couve e a maça, por exemplo.

Outra dica da especialista é inserir carboidratos integrais, como o arroz, pães e massas na rotina alimentar.

— Eles levam mais tempo para serem digeridos, ou seja, o corpo "trabalha" mais tempo para completar o ciclo alimentar, gastando mais energia — ressalta.

O que evitar

Julia alerta ainda que o consumo de álcool e a falta de rotina na hora de descansar podem afetar o funcionamento do metabolismo.

— O álcool é uma caloria vazia, que não alimenta, não tem nutrientes. Além disso, ele tem um alto índice calórico, fazendo com que a pessoa acabe ganhando peso — alerta.
Sobre o sono, a especialista afirma que é no momento em que dormimos, que diversos processos metabólicos ocorrem, principalmente os hormonais.

A produção e a liberação de hormônios ocorre com maior frequência nesse período. Logo, se a pessoa não dorme o tempo necessário, estes processos ficam prejudicados, podendo causar grandes danos a saúde — alerta.

Retirado: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3107108,Metabolismo-em-dia-cortar-calorias-bruscamente-nao-e-saudavel-para-quem-quer-perder-peso.html

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Malhadora' de 102 anos dá lição a jovens sedentários


Um programa de televisão produzido pelo canal BBC3 levou quatro jovens britânicos sedentários aos Estados Unidos para viver com alguns dos aposentados mais saudáveis do mundo, entre eles Ida Wasserman, que aos 102 anos faz musculação todos os dias.

Ida é a estrela da comunidade para idosos Sun City, na Flórida, onde os aposentados fazem o que podem para limitar os efeitos da idade.

Ela se mudou para lá com quase cem anos, para morar perto da filha, então com mais de 70, que sugeriu que ela fizesse exercícios.

Com a malhação, ela deixou de usar bengala e passou a ser muito mais independente.

Inspiração

Por ter começado a malhar com uma idade tão avançada, Ida se tornou uma inspiração para outros aposentados e também para os jovens britânicos, que assistiram boquiabertos a uma de suas sessões de musculação.

“Vocês acham isso difícil?”, perguntou Ida rindo após se exercitar na cadeira adutora.

“Eu acho muito fácil...”
Ida Wasserman

Os jovens britânicos acharam a rotina da idosa muito difícil

“Depois de ver isso, não tenho mais desculpas para não me exercitar”, disse Caroline Miller, uma britânica de 22 anos que conta que o único exercício que faz é caminhar até o carro.

Mais saudável que um aposentado?

O programa da BBC3 Are you fitter than a pensioner? (Você está mais em forma que um aposentado?) tem como objetivo mudar o estilo de vida de quatro jovens, que comem mal, fumam, bebem demais e não se exercitam.

Além de Caroline Miller, Kevin Jay, um rapaz de 21 anos viciado em frango frito, a fumante Jacqualine Oliver, de 18 anos, e o amante de pizzas Sean Ryan, de 21 anos, passaram uma semana em Sun City, comendo de forma saudável e se exercitando na companhia de aposentados.

No fim da semana, eles competem com quatro idosos malhadores em quatro esportes: natação, corrida, caiaque e ciclismo.

Fonte: BBC Brasil
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100928_malhadora102_is.shtml

domingo, 24 de outubro de 2010

SUCOS PODEROSOS

SUCO CONTROLE DE PRESSÃO

Ingredientes
1 dente de alho
1 pires de couve crua
½ laranja
½ copo de água gelada
½ copo de suco de limão
Adoçante a gosto

Modo de preparo
Pique o alho, a couve e a laranja. Coloque os ingredientes no liquidificador e adicione a água e o suco de limão. Bata bem. Sirva em seguida.

SUCO CALMANTE

Ingredientes
5 morangos
¼ de pera
½ banana
1 colher de sobremesa de semente de linhaça
½ copo de chá de folha de maracujá

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome durante a ceia.

SUCO ANTI-COLESTEROL

Ingredientes
1 maçã picada
1 colher de sopa de salsinha picada
¼ de gengibre piacado
½ copo de água gelada
1 colher de sobremesa de semente de linhaça

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e tome um copo pela manhã.

SUCO DIURÉTICO

Ingredientes
1 copo médio de água de coco
1 fatia grossa de melão
¼ de prato de sobremesa de couve manteiga crua
1 colher de sopa de hortelã
1 colher de sopa de salsinha crua
1 colher de sopa de limão
3 cubos de gelo

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba pela manhã.

SUCO PRÓ-FIBRAS

Ingredientes
1 e ½ fatia de manga
¼ de cenoura
½ pêra média
150ml de água

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba gelado.

SUCO DIGESTIVO

Ingredientes
1 xícara de chá de folhas de agrião
2 rodelas de abacaxi
2 maçãs
½ xícara de chá de água
Adoçante dietético a gosto

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo. Sirva bem gelado.

SUCO HIDRATANTE

Ingredientes
200 ml de suco de maçã light de caixinha
2 figos
1 colher de café de gengibre ralado

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo.

SUCO ANTI-TPM

Ingredientes
½ fatia de mamão
1 colher de chá de raspas de gengibre
½ fatia de abacaxi
150 ml de suco de laranja

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e tome nos dias que precedem a sua menstruação. A combinação de cálcio, potássio, magnésio, vitamina C e complexo B é perfeita para te manter bem calminha!

SUCO ESTIMULANTE

Ingredientes
¼ de maça
1 rodela de abacaxi
100 ml de suco de laranja
½ xícara de chá de hortelã picada
1 colher de chá de mel

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e tome logo pela manhã.

SUCO DESINTOXICANTE

Ingredientes
1 maça
½ cenoura ralada
1 fatia de abacaxi
1 fatia de limão sem casca
1 fatia grossa de pepino
1 fatia grossa de beterraba
¼ de aipo
1 buquê de brócolis
1 colher de chá de mel

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e tome na hora do lanche.

FONTE: http://suadieta.uol.com.br/

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Massagem cardíaca é mais eficaz sem respiração boca a boca

Estudo busca melhorar as chances de sobrevivência das vítimas de ataque cardíaco

A massagem cardíaca realizada durante um ataque do coração é mais eficiente sem a respiração boca a boca, revela um estudo publicado nesta terça-feira pelo Journal of the American Medical Association (JAMA)

A conclusão faz parte de um programa iniciado no Arizona, em 2005, com o objetivo de melhorar as chances de sobrevivência das vítimas de ataque cardíaco.

"Este programa analisou a ação de pessoas comuns e de membros dos serviços de emergência médica e concluiu que é preferível limitar as interrupções, necessárias para se realizar o boca a boca, durante as compressões no peito", destacam o pesquisadores no relatório do estudo.

O trabalho foi realizado entre janeiro de 2005 e dezembro de 2009, com 4.415 pessoas com ao menos 18 anos que sofreram ataque cardíaco longe do hospital.

Deste total, 2.900 (65,6%) não receberam qualquer auxílio durante o ataque, 666 (15,1%) foram submetidos à RCP convencional e 849 (19,2%), apenas à massagem cardíaca.

A taxa de sobrevivência com alta hospitalar foi de 5,2% para quem não recebeu RCP, de 7,8% para os submetidos à RCP convencional (com respiração boca a boca) e de 13,3% para quem obteve apenas massagem cardíaca.


Será ????

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eles enchem sua pele de celulites

Conheça os alimentos que esburacam sua pele e proteja-se contra essas britadeiras da auto-estima feminina

Elas aparecem sem dar nenhuma pista. Vão chegando de mansinho e, quando você repara, já tomaram conta das pernas, do bumbum e, algumas vezes, até da barriga. São as temidas celulites, carrascas cruéis que não poupam praticamente nenhuma mulher.

Sim, é verdade que elas podem surgir por vários motivos desde uma roupa apertada demais, que atrapalhe a circulação sangüínea, até a incontornável herança genética. Mas também é para lá de sabido que uma dieta desequilibrada pode contribuir até demais! para transformar aqueles mini-furinhos em big crateras.

A nutricionista da Unifesp, Cibele Crispim, explica que não existe um alimento que assina, sozinho, o atestado de culpa, como causador absoluto das celulites. Mas sabemos que, apesar dos mitos que a literatura científica não comprova, há algumas tentações que realmente colaboram para o aparecimento dos buraquinhos.

Por isso, a pedido do Minha Vida, Cibele listou as guloseimas que precisam ser monitoradas, caso você queira manter distância da aparência cheia de grumos.

Legião açucarada
O delicioso grupo dos doces compõe o time dos alimentos que aumentam o acúmulo de gordura, origem do mal. Isso porque o açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e acaba sendo armazenado na forma de gordura uma reserva que, nas mulheres, tende a acontecer sob a pele. Seguindo as orientações da pirâmide alimentar, os doces devem corresponder diariamente a, no máximo, 220 kcal de um menu balanceado.

Aqui, o perigo escorre
As gorduras vêm em seguida no ranking das tentações que favorecem o surgimento das celulites. Muito calóricos, creme de leite, chantilly e frituras são poderosos no quesito esburacamento da pele.
Também de acordo com a pirâmide, o grupo alimentar formado pelas gorduras e pelos óleos devem somar até duas porções diárias, cada uma com 73 kcal.

Pressão explosiva
Coladinhos às gorduras, estão os alimentos que prejudicam a circulação sanguínea, como café, refrigerante e água com gás. De acordo com a nutricionista da Unifesp, eles favorecem o inchaço, fazendo com que a irrigação dos tecidos seja prejudicada.
Limite-se a duas xícaras de café por dia, por exemplo, para ficar com tudo em cima. Já as bebidas gaseificadas não devem ultrapassar os 200ml.

Pitadinhas nada inofensivas
São eles: os alimentos ricos em sódio. Isso mesmo, sal de cozinha, caldos prontos, molho shoyo e leite também devem ser controlados no cardápio das mulheres que querem driblar as celulites. O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator predisponente para a celulite, alerta Cibele. O ideal é não consumir mais 1,5 grama de sódio por dia, o que equivale a 3,8 gramas de sal.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/1211-eles-enchem-sua-pele-de-celulites.htm

Qual é a diferença entre o colesterol e os triglicérides?

Embora o colesterol e os triglicérides sejam lípides, mais conhecidos como gorduras, existem diferenças enormes entre eles.

Os triglicérides são formados a partir dos carboidratos - açúcares e massas - e armazenados nas células como reserva calórica, sendo utilizados para obtenção de energia nos períodos de privação de alimento. Seu excesso pode causar depósitos nos dutos pancreáticos, ocasionando doença inflamatória grave, a pancreatite.

O colesterol tem mecanismo mais complexo. É formado pela absorção das gorduras saturadas e do colesterol de origem animal e também produzido pelo próprio fígado. De extrema importância para o organismo, é a matéria-prima de hormônios e faz parte da composição da célula. As duas principais frações do colesterol são o LDL e o HDL, transportados na corrente sanguínea, ligados a uma proteína, a lipoproteína.

O LDL colesterol - colesterol de baixo peso molecular - é produzido no fígado, liga-se a essa lipoproteína e circula pelo organismo levando esse colesterol às células. Ele tem uma subfração de "LDL pequeno e denso" que, quando em excesso, sofre um processo de oxidação e passa a ser depositado nas paredes das artérias, dando origem às "placas moles", que podem progredir e formar placas mais estáveis, "placas duras", que se calcificam e dão origem à arteriosclerose e, conseqüentemente, a doenças arteriais, como o enfarte agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

Por outro lado, o HDL - colesterol de alta densidade - tem como função "retirar" o excesso do LDL colesterol, minimizando o depósito do LDL na parede das artérias. Quando o paciente apresenta níveis de LDL colesterol elevados e de HDL baixos, há maior probabilidade de formar placas nas artérias e, por conseguinte, doença arteriosclerótica. Já o baixo LDL e o HDL elevado são considerados fator de proteção.

Vale destacar que esses são fatores importantes na formação das placas nas artérias, mas não os únicos. O excesso de açúcar no sangue, como a diabete melito (tipo 2, adquirida com a idade), o tabagismo, a hipertensão e os fatores genéticos contribuem para a doença arteriosclerótica assim como, em menor grau, os triglicérides elevados, apesar de aumentarem a viscosidade sanguínea e facilitarem a sua coagulação.

Para manter níveis saudáveis de triglicérides e colesterol, são fundamentais mudança de hábitos alimentares e qualidade de vida. É preciso seguir dietas com pouca gordura saturada baixo colesterol moderadas em carboidratos ricas em fibras (reduzem a absorção de colesterol no intestino), legumes, vegetais e em óleos monossaturados ou polissaturados.

Quando não se consegue controlar os níveis de triglicérides por meio de hábitos como exercícios e dieta, exigem-se remédios para normalizar os distúrbios nos índices de LDL, HDL e triglicérides.
Por fim, todos com LDL colesterol alto precisam medir a função da tireóide, pois nos casos de hipotireoidismo - doença que ocasiona a baixa produção de hormônios e é vista como uma das causas de elevação dessa fração do colesterol - basta tratar a disfunção para resolver o problema.

14/04/2005 - Fitness - O Estado de S. Paulo - Geral
CONSULTOR: Ricardo Peres, endocrinologista e diretor do pronto-atendimento do Hospital Albert Einstein, São Pa

terça-feira, 10 de agosto de 2010

PEDALAR, opção para se movimentar e tratar lesão


Andar de bicicleta é uma atividade para todos e também é uma excelente opção para os corredores que estão lesionados ou recuperando-se de alguma lesão. Um estudo recente demonstrou que foi possível manter a condição física de um grupo de corredores bem treinados substituindo os treinos de corrida por sessões de treinamento na ergométrica por até três semanas.

Outros estudos mostram que é perfeitamente possível obter ganhos expressivos em termos de condicionamento físico cardiovascular através de sessões de exercícios em bicicletas. Basta ajustar a intensidade, seja em uma ergométrica, uma aula de spinning (aquela das academias), na rua ou até mesmo nas trilhas e com uma mountain bike.

A bicicleta permite também que o indivíduo com sobrepeso ou alguma restrição quanto ao impacto que se exercite com menor sobrecarga para as articulações. Em contrapartida, o esforço de pedalar fica um pouco mais concentrado nas coxas e panturrilhas, solicitando um pouco menos de grupos musculares em relação à corrida.

Pesquisas demonstram que ciclistas e corredores apresentam valores similares de VO2max (um marcador de condicionamento físico), com uma tendência de valores de VO2max ligeiramente mais altos para os corredores. De qualquer modo, é uma ótima opção de exercício para todos, além de opção como meio de transporte não poluidor, se bem que nas grandes cidades ainda é um desafio.

Por Renato Dutra - http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/
Texto e imagem

O QUE É FIBROMIALGIA?



A fibromialgia (síndromes de dor miofascial, fibromiosite) é um grupo de perturbações caracterizadas por dores muito incómodas e rigidez dos tecidos moles como os músculos, os tendões (que mantêm os músculos presos aos ossos) e os ligamentos (que mantêm os ossos unidos entre si).

A dor e a rigidez (fibromialgia) podem manifestar-se em todas as partes do corpo ou podem estar restringidas a certos pontos, como nas síndromes de dor miofascial. A fibromialgia em todo o corpo é mais frequente nas mulheres do que nos homens.

Os homens são mais propensos a manifestar dor miofascial ou fibromialgia numa zona específica (como o ombro), provocada por um esforço muscular recreativo ou ocupacional. A fibromialgia não é um processo grave, mas a persistência dos sintomas pode interferir na vida diária de modo muito importante.

Causas

Embora se desconheça a causa, a fibromialgia pode ser desencadeada pelo stress físico ou mental, por uma posição inadequada ao dormir, por uma ferida, pela exposição à humidade e ao frio, por certas infecções e, por vezes, pela artrite reumatóide ou uma perturbação relacionada.

Uma variedade corrente, a síndrome de fibromialgia primária, costuma aparecer nas mulheres jovens saudáveis que sofrem de depressão, ansiedade ou tensão nervosa, muitas vezes juntamente com um sono irregular e não reparador (o sono não reparador não repõe as forças, deixando uma pessoa tão cansada, ou mais, que antes de dormir).

Esta síndrome pode apresentar-se em qualquer idade, inclusive na adolescência, afectando em geral os mais jovens. Nas pessoas de mais idade, a perturbação apresenta-se muitas vezes juntamente com uma artrite não associada à coluna vertebral.


Sintomas

Consistem em rigidez e dor, que costumam desenvolver-se de forma gradual. Na síndrome de fibromialgia primária, o sintoma é habitualmente a dor e na fibromialgia confinada a uma zona específica, esta pode ser mais súbita e aguda. Em ambas, a dor costuma piorar com o cansaço, o esforço ou a sobrecarga muscular.

Algumas zonas específicas podem doer ao serem pressionadas. Pode aparecer rigidez e espasmo muscular. Embora nenhum tecido fibroso ou muscular seja afectado, são especialmente propensos à dor os músculos do pescoço, dos ombros, do tórax, da zona lombar e das coxas.

Na síndrome de fibromialgia primária, a dor pode surgir em todo o corpo, inclusive com sintomas gerais como um sono não reparador, ansiedade, depressão, cansaço e a síndrome do cólon irritável.


Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da síndrome de fibromialgia baseia-se no tipo e localização da dor. Determina-se se a pressão provoca dor num ponto (pontos sensíveis), ou se a dor parece mover-se (irradiar) para outras zonas (pontos gatilho).

Habitualmente a terapia sem medicamentos é a mais eficaz e, reduzindo a tensão nervosa, consegue-se o alívio dos sintomas em alguns casos ligeiros. Geralmente obtêm-se bons resultados tanto com os exercícios de estiramento e condicionamento como com uma melhoria no sono e também com a aplicação de calor local e de massagens suaves, tal como evitando o frio.

FONTE:CRIS CAVASOTTO http://personalrs.blogspot.com/