Nem sempre os exercícios aeróbios – nadar,
caminhar, pedalar, correr – são os únicos responsáveis pela boa saúde.
De acordo com uma recente revisão bibliográfica realizada
por dois cientistas da universidade de Gainsville, Florida (EUA), o
treinamento resistido (TR) – nome mais tecnicamente correto para a
musculação -, traz muitos benefícios. Fiquei surpreso ao encontrar
tantas descobertas que mostram que “puxar ferro” é uma atividade
bastante importante para a saúde. Veja a seguir:
TR e longevidade: praticantes de corrida e outras
modalidades que desenvolvem o condicionamento cardiorrespiratório vivem
mais. A boa notícia é que o TR também oferece este ganho, sendo que a
maioria dos estudos sobre TR encontraram que a força muscular é
inversamente proporcional ao risco de desenvolver diversas doenças,
inclusive a síndrome metabólica. (Saiba mais sobre a síndrome)TR e massa muscular: há uma boa quantidade de pesquisas indicando que o TR diminui ou impede a perda de massa muscular provocada pelo envelhecimento. Adultos perdem cerca de 0,46 kg de músculo por ano, a partir dos 50 anos. Isso sem mencionar os ganhos funcionais trazidos pelo TR, diminuindo ou prevenindo a incidência de osteoporose e as quedas, que resultam em fraturas, nos mais idosos.
TR e depressão: a literatura aponta que o TR alivia a ansiedade e a insônia em casos diagnosticados de depressão clínica. Isso acontece porque a musculação estimula a produção de testosterona e o GH (hormônio do crescimento) e inibe a síntese do cortisol, um hormônio que, em quantidades elevadas (situações de ansiedade, por exemplo). aumenta o stress, diminui as defesas do sistema imunológico e acentua o acúmulo de gordura no corpo.
TR e obesidade: as recomendações para prevenir ou tratar o sobrepeso e a obesidade enfatizam a adoção do exercício aeróbio. No entanto, muitos estudos apontam que o TR é bastante eficaz para elevar a taxa de metabolismo em repouso (o quanto de calorias o indivíduo queima sem fazer exercício), que diminui com a idade e está relacionado à perda de massa muscular. O TR diminui e interrompe esta perda e ainda promove o aumento da massa muscular, elevando o metabolismo em repouso. Ao acelerar o metabolismo, o processo de emagrecimento se torna mais rápido e facilitado. É comum pessoas que iniciaram um TR manterem o peso corporal, mas a maioria dos treinamentos resultam em redução da gordura corporal. O que parece fazer com que o peso permaneça inalterado é justamente o aumento da massa muscular. Em contrapartida, os programas que se baseiam somente em atividades cardiovasculares para emagrecimento causam diminuição da gordura corporal e do peso, sem exercer efeito significativo na massa muscular.
Por Renato Dutra
http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/treinamento/as-vantagens-da-musculacao-forca-e-saude/
Nenhum comentário:
Postar um comentário