terça-feira, 21 de abril de 2009
O que é celulite ? Conceitos
Conceito de Celulite:
"a celulite, também chamada de lipodistrofia genóide, é uma alteração do tecido conjuntivo gorduroso caracterizada por nódulos e depressões subcutâneas provocando uma compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos que dificulta a nutrição celular e favorece o acúmulo de toxinas celulares que deveria ser eliminado através dos vasos linfáticos".
Em linguagem Coloquial:
A celulite é uma doença causada pela falta de oxigênio das células de gordura.
O lipócito ( célula de gordura ) apresenta pequenos vacúolos de gordura distribuídos pelo seu interior. Estes vacúolos são quem recebe o excesso de gordura da alimentação. Com o progressivo aumento da deposição de gordura nos vacúolos, eles vão se aproximando uns dos outros, acabando por se unir, aparecendo então um grande vacúolo que ocupa quase toda a célula.
Com a deposição de gordura, a célula toda aumenta de tamanho. O tecido gorduroso abaixo da pele é formado por um grande número de lipócitos.
Entre os lipócitos se encontram os vasos:
- Artérias que trazem o sangue, oxigênio e nutrientes
- Veias que transportam o sangue com CO2
- Vasos linfáticos que transportam os produtos do metabolismo de volta para a circulação num processo contínuo.
O número de lipócitos difere em pessoas com tendência à serem magras, ( menos lipócitos ) e em pessoas com tendência à obesidade ( mais lipócitos ).
No tecido gorduroso existem também as fibras, que separam os grupos de lipócitos. É por causa das características destas fibras que as mulheres desenvolvem celulite e os homens não.
Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares a pele, ligando a pele ao tecido muscular profundo.
Nos homens as fibras são mais grossas e se ligam à musculatura de forma oblíqua.
Quando aumenta o tamanho do tecido gorduroso na mulher por causa do acúmulo de gordura, este tecido se expande em direção à pele e quando o mesmo acontece no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e dirigem o tecido gorduroso a profundidade, não aparecendo assim as irregularidades da celulite.
O tecido gorduroso aumentado, comprime as veias e vasos linfáticos passando à existir então um edema (inchaço) que aumenta ainda mais o volume do tecido, piorando o processo de celulite.
Nas mulheres a gordura se deposita em regiões como o quadril, alterando a parede das microveias, piorando as condições circulatórias e agravando a celulite em um ciclo vicioso que agora se inicia, e se não tratado tende à perpetuar.
Fonte: http://personalrs.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá... bem vindo ao mundo bloggosfera.
ResponderExcluirGrata pela referência do meu post. Por favor mude o domínio para personalrs.com.
Abraços.